sexta-feira, 24 de agosto de 2012

self service - catarina carreiras.








Sempre de malas feitas, Catarina Carreiras, consultora e designer de comunicação na Fabrica Features (centro de pesquisa da Benetton) é uma pessoa muito prática no que respeita a cuidados de beleza.

O mais importante é estar sempre pronta para as inúmeras viagens que fazem parte do seu trabalho. O necessaireestá repleto de pequenos tesouros básicos, mas, para ela, o grande segredo para se sentir bem não está em reluzentes e prometedores frascos e bisnagas, mas numa fórmula bem mais simples e económica... a prova viva disso? A sua mãe.

"Não sou a melhor pessoa para falar de cuidados de beleza — ainda me sinto a criança de há dez anos atrás que se besunta de creme Nivea e pouco mais. Tenho a sorte de ter cabelos pré-formatados: não dão trabalho nenhum e nasceram já com aspiração a jeitos de cabeleireiro. Durante anos, usei um champô de camomila muito básico, daKlorane, e amaciador só uma vez por semana, a conselho do médico. Mas ultimamente, entrei numa procura desenfreada do champô e amaciador perfeitos, qual afirmação de passagem da miúda a mulherzinha. É um processo que há-de ter fim, espero, quando encontrar o Santo Graal dos champôs. Por enquanto, contento-me com tudo o que vier da Kiehl's — tenho feito uma degustação dos inúmeros tipos de champô que eles têm. Só sou esquisita com cheiros - odeio odores fortes a vir de cabelos."

"Quanto a maquilhagem e rituais de tratamento de rosto, tenho muito cuidado com os hidratantes que uso, porque a minha pele não aguenta tudo. Descobri o Cetaphil e nunca mais o larguei. Depois, vou brincando um bocadinho com lápis, máscara de pestanas e blush. Mas não sei se percebo muito do assunto, por isso, arrisco pouco. Não passo sem aqueles anti-olheiras e, há uns tempos, comprei um blush líquido cor de rosa da Kiko, que adoro e anda sempre comigo. Dá para pôr sem espelho e tudo, no comboio/taxi/avião... Um truque que me ensinaram é pôr sempre dois tipos diferentes de máscara, aumenta ainda mais o volume das pestanas. Verdade ou não, psicologicamente resultou! E às vezes arrisco e ponho, no meio do preto, um rimel verde ou azul... quase não se nota, mas é mais inesperado. Um produto que adoro e nunca mais larguei também: lápis khol para os olhos. Tenho também um da Kiko. Gosto de ir experimentando, perco tudo, e canso-me facilmente de usar sempre a mesma coisa, por isso gosto da relação preço/qualidade desta marca."

"Passo a vida em aviões, por isso o meu kit diário de beleza tem que ser muito simples e "abaixo dos 50 ml". Daí não passar sem as toalhinhas de acetona e desmaquilhante, da Boots, que compro aos molhos quando vou a Londres. O único pequeno luxo a que me concedo a ter sempre comigo é o Crème Lavante, daUriage, e um creme hidratante para o corpo, divinal, da Culti, o Profumo di Tessuto."

"Na praia, não passo sem a Água Termal da Avéne, porque sofro imenso com o sal da água a picar-me a cara; um bom protetor para o cabelo e outro para os lábios. A seguir ao sol, é indispensável o Eight Hour Cream, da Elizabeth Arden, para hidratar os lábios."

"Como viajo de semana a semana, anda sempre comigo um mini secador, os hidratantes em formato mini também, alguma maquilhagem, e vernizes de várias cores, porque gosto de ir variando. Gosto muito dos tons da OPI, mas ultimamente encantei-me com vernizes de brilhantes que se coloca, em camadas, por cima de vernizes de outras cores, e perco-me com os tons metálicos da Chanel - Kaleidoscope, Golden Sand, Pearl Drop, Black Pearl, Graphite, Quartz e Péridot são os que tenho. Arranjo as unhas a mim própria, mas sem grande paciência, por isso, no mínimo uma vez por mês, faço manicure para as manter com um aspeto aceitável quando viajo (e, em Nova Iorque, aproveito sempre as massagens das manicures chinesas, são tão boas!). E depois é só pintar!"

"A minha mãe é a mulher mais bonita do mundo e a que tem os cuidados de beleza mais básicos, por isso acredito que os melhores conselhos de beleza são: rir muito, ser feliz, aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a vida nos dá, estar bem comigo mesma. Ah! E o ultimate luxury é - e sempre será - um bom par de horas de sono!"


© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

lisbon fashion week.



a photo i took during Lisbon Fashion Week on the September issue of VOGUE Portugal. yay!


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

room service - catarina carreiras.










Com apenas 27 anos, esta cascalense de gema é consultora no departamento de design da Fabrica Features, o centro de pesquisa e comunicação da Benetton, em Treviso.

Catarina Carreiras é daqueles exemplos inspiradores, cheios de talento e com um sentido estético invejável. Acriatividade corre-lhe no sangue. As artes sempre foram o seu mundo. O Design de Comunicação a área pela qual se apaixonou. Divide a vida entre Cascais e a cidade italiana, tendo trabalhado ainda um ano em Nova Iorque. Os objetos (e as suas histórias) são uma das grandes paixões de Catarina e, por essa razão, foi muito fácil perdermo-nos no seu quarto, tão luminoso quanto inspirador. Tal como ela.

Sempre soubeste que querias seguir Design?

Foi fácil saber. A minha mãe é arquiteta e eu toda a vida andei metida nesse mundo. Ela puxava muito por nós. Pinturas e brincadeiras com plasticinas....lembro-me de ir para o atelier com ela, ajudar a cortar autocolantes.

Daí até à Faculdade de Belas Artes foi um salto, e até à Fabrica, outro, um pouco maior. Como surgiu esta oportunidade?
Ainda fui a algumas entrevistas em Portugal, mas a ideia era ir para fora e tinha muito claro na minha cabeça para onde queria ir - a Fabrica Features. Conhecia o trabalho deles desde pequena, de andar na Benetton e ver a revista Colors, etc. Candidatei-me e entrei. Desde aí nunca mais saí. Comecei como student e agora sou consultora, no departamento de design.

Com tantos objetos que tens no teu quarto, tens de contar-me a história de um ou outro...
Alguns dos mais especiais são a coleção de câmaras antigas, que eu e o Francisco (namorado) fomos comprando. Mas algumas eram do avô dele e todas têm uma história. Gosto imenso de fotografia. Não tenho jeito nenhum, mas gosto muito da ação de fazer uma fotografia. E faço muitos trabalhos de styling na Fabrica. Só que esta coleção foi criada mais pelos objetos em si, que acho que são muito bonitos.

Esse trabalho de styling é só com objetos, certo?
Sim! Gosto imenso de experimentar, tenho de fazer com objetos porque é geralmente o que eles precisam. Mas às vezes vou experimentando outras coisas.... não tenho é muito tempo. Se tirasse agora um Mestrado, fazia algo em fotografia para desenvolver esta parte de styling, que gosto imenso.

Mais algum objeto que queiras destacar?
Sim, outro que gosto muito e é meu: uma coleção de blocos de notas, que vai sair em Setembro. Foi a primeira vez que fiz algo que sinto que é mesmo "eu". É uma coleção de cadernos para um Museu de Arte e Design, na Bélgica, e inclui vários tamanhos de blocos, t-shirts...

Porque é que dizes que é tão "teu"?
Acho que define bem o meu estilo...bem, para um designer é sempre difícil a história do estilo - e eu até acho que é bom ter um estilo, embora sempre para se ir reinventando - e, portanto, esta foi a primeira vez que tive a certeza que isto era mesmo "eu" e que se olhasse para estes cadernos daqui a dez anos, iria continuar a gostar... é sempre este o meu trauma! Foi também a primeira vez que trabalhei com um produtor português, que é um senhor engraçadíssimo. A partir daí, tenho feito tudo com ele, porque, apesar de estar tanto tempo fora do país, acho importante produzir cá, cada vez mais. Temos preços ótimos e grande qualidade.

O que gostas mais no teu quarto?
Da luz! Gosto do facto de estar virado para o jardim e de acordar com as gaivotas. E adoro o armário e as portas...

Gostava também que me falasses da tua relação com o branco. Além do quarto, é uma constante em toda a casa...
O branco é uma mania que apanhei do Sam (Baron, diretor criativo da Fabrica). Eu não era nada de branco, aliás, na casa dos meus pais, as paredes do quarto eram verdes. Mas, agora, gosto imenso enquanto base, e, como trabalhar com objetos me fez ter outra sensibilidade com os objetos em si, canso-me com muita facilidade. Por isso, gosto de ter a base branca e ir mudando os pormenores, alterando-os de sítio... e também porque acho que o branco transmite serenidade e faz-me sentir em casa.

O que não dispensas no teu quarto? Almofadas e música! De resto sou muito flexível, até porque não posso ser esquisita (risos). Nunca fiz muito vida de quarto... é para dormir e vestir. Só que precisa de ter uma certa harmonia e de estar arrumado, porque hoje em dia a minha vida é tão caótica, que naquilo que posso controlar, tem de ser mesmo controlado!

Em que é que te inspiras para os teus trabalhos? Em tudo menos em design gráfico. Faço muita pesquisa, é constante. Tenho pastas super organizadas de pesquisas, imagens que encontro e gosto... cada vez que tenho um projeto ou quando estou bloqueada, recorro a essas pesquisas. Mas também tento encontrar muito dentro de mim própria. Preciso de ver alguma coisa, um livro, por exemplo, para me surgirem ideias. Escrevo muito também - desenhar, nem tanto; depois passo do bloco para o computador. Chegando aí, sou rápida. Sou incapaz de ficar uma semana a desenhar um objeto. É um processo criativo muito visual. E tento sempre que as coisas tenham uma história.

Qual o melhor conselho que já te deram?
O meu pai, sempre que eu saía de casa, dizia-me "porta-te mal" (risos). Mas dentro da educação que tive, muito regrada e disciplinada, esse conselho para mim funcionava bem. O Sam [Baron] é um poço de conselhos, é para mim como um mentor, e também sempre me disse para "fugir ao óbvio". É um conselho muito simples mas muito importante, porque estás sempre a desafiar-te.


© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


terça-feira, 7 de agosto de 2012

so i can always remember.


i am sorry for the lack of posts.
my life is going under a lot of changes at the moment and i haven't had much time to enjoy being with a camera in my hands. (except for the iphone camera, who am i kidding?).
so yeah, expect some news and some new Diary photos in the near future.
by the way, the image above is from the zine released by Sleep City Records (from the amazing Braulio Amado - www.braul.io - one of the most talented artist i know and one of the best people in the word) last year. it features photos from me, João Amorim and Ricardo Dias, photos we took in New York. it is sold out.